Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Justiça concede tutela de urgência para impedir que agressor de animal se aproxime do agredido

Medida visa assegurar não só a proteção física, mas também a proteção psíquica do animal

Publicado por Gabriel Tavares
há 3 anos

Na cidade de Granja, no Estado do Ceará, foi ajuizada uma ação um tanto quanto incomum. É que no polo ativo da ação de indenização por danos morais com pedido de tutela de urgência figurava o cachorrinho Beethoven, vítima de agressão física.

Em suas considerações, o Douto Juiz da 2ª Vara da Comarca de Granja asseverou que "no atual estágio de nossa Constituição e do direito infraconstitucional, infelizmente, deixo registrado, os animais ainda não são tratados como sujeitos de direitos."

Todavia, ponderou que a proteção da integridade física e da vida do animal não humano estão guardadas pela própria Constituição, razão pela qual deferiu a proteção ao cachorro, com a ressalva de que seu tutor deveria assumir o polo ativo da ação.

Assim, concedeu a tutela de urgência para que o agressor se mantenha a no mínimo 200 metros do tutor e, consequentemente, do cachorro. Fixou, também, multas de elevado valor em caso de descumprimento da medida restritiva imposta.

Trata-se de uma decisão louvável para os defensores da bioética, com destaque para a preocupação não só com a integridade física do animal, mas também com seu intelecto, assumindo o Douto Juiz o posicionamento de que os animais são seres sencientes, em linha contrária ao que dispõe o Código Civil, por exemplo, que trata os animais como coisas.

Processo de nº 0050263-13.2021.8.06.0081.

  • Publicações2
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-concede-tutela-de-urgencia-para-impedir-que-agressor-de-animal-se-aproxime-do-agredido/1192228053

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)